O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), recebeu na manhã deste sábado (02) crianças atendidas por projetos sociais. Elas foram conhecer as atividades desenvolvidas pelo Grupamento e participar de uma manhã festiva, em alusão ao Dia das Crianças - 12 de Outubro.
Crianças que integram os projetos Guarda-Mirim de Mosqueiro, Bom de Bola do Conjunto Jarbas Passarinho, Ministério Infantil da Igreja Quadrangular (do bairro da Marambaia), Rei Davi (do bairro do Jurunas) e Projeto Bairro do Canarinho, ampliaram seus conhecimentos sobre a atuação da segurança aérea no Pará e viram de perto as atividades desenvolvias pelo Canil da Polícia Militar e pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
"Para nós é um prazer abrir os portões do Grupamento Aéreo, que é uma instituição pública. Apesar de passarmos o ano todo distribuindo vacinas, transportando enfermos, tropas policiais, atuando também nas operações policiais e ambientais, muitas pessoas não têm conhecimento exato de como agimos para a sociedade. Essa é uma oportunidade de abrir as portas para que crianças de escolas mais carentes, e para a comunidade, conheçam o nosso trabalho, além de proporcionar conhecimento para estimular e oferecer uma referência positiva, para que essas crianças possam continuar os estudos e quem sabe escolher servir à sociedade por meio da Segurança Pública”, disse o coronel Armando Gonçalves, diretor do Graesp.
Durante a visita, as crianças puderam até entrar nas aeronaves. Também houve demonstração das utilidades das aeronaves e dos tipos de operações aéreas, como procedimentos de segurança para embarque e desembarque.
No pátio, as crianças puderam ver uma simulação com os cães farejadores da Polícia Militar e demonstração de como apreender animais peçonhentos, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos de Segurança Pública.
Inspiração- Além de verem as atividades do Grupamento, as crianças brincaram no pula-pula, praticaram rapel, receberam lanche e ganharam brindes. O estudante André Moraes, 12 anos, integrante do Projeto Guarda-Mirim, ficou empolgado com as aeronaves e a demonstração dos cães. Para ele foi uma experiência diferente brincar e aprender dentro do hangar do Sistema de Segurança. "Gostei muito de ter conhecido o Graesp. Agora sei que tenho que estudar e me dedicar mais aos meus estudos, para um dia poder ser policial e pilotar uma aeronave como essa”, disse André.
Segundo a tenente PM e piloto Suzane Silva, que coordenou a ação, abrir as portas do Grupamento para receber crianças e jovens é uma oportunidade de despertar interesse e estimular o desejo de seguir a carreira militar. “Esse projeto é muito especial para nós, do Grupamento, que em virtude da pandemia não podemos executar ano passado. Porém, este ano estamos retornando com todos os protocolos para a prevenção da Covid-19 sendo atendidos. Essa ação é muito importante tanto para as crianças quanto para nós, pois esse momento de portões abertos é fundamental para aproximar a sociedade das atividades da segurança, oportunizando lazer e conhecimento a essas crianças, para que possam ter referência e conhecimento da nossa instituição, assim como despertar o interesse para que possam, no futuro, servir e ajudar a proteger a sociedade”, frisou a piloto.
Mín. 22° Máx. 34°