Em alusão ao Dia internacional da Mulher – 08 de Março, a Usina da Paz Cabanagem, em Belém, realiza até este sábado (05) a I Feira Verde Itinerante, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Na I Feira Verde Itinerante é possível adquirir os mais variados produtos, como bolsas de juta, bonecos de biscuit, trabalhos em crochê, bijuterias confeccionadas com produtos naturais e guardanapos customizados.
Entre as 22 artesãs que participam da programação estão Maria Bárbara Santos e Josy Quadros. Há 13 anos trabalhando com artesanato, Maria Bárbara diz que transforma "lixo em luxo". Segundo ela, "o que iria para o lixo, que acabaria no esgoto e causaria possíveis enchentes nas ruas, a gente transforma em algo que consideramos um luxo. Para mim, isso é uma terapia ocupacional, além de ser minha fonte de renda", ressalta a artesã, que reside há 30 anos no bairro da Cabanagem.
Assim como Bárbara, as moradoras Josy Quadros e a filha, Rayssa, também geram renda com o artesanato. Há mais de 10 anos que a mãe exerce esse ofício, e há cinco começou a comercializar a produção. A Feira, afirma Josy, é uma oportunidade para divulgar e vender os produtos. "É uma ótima maneira de divulgar nosso trabalho no bairro. Isso ajuda a valorizar onde a gente vive, e permite que outros moradores conheçam as pessoas talentosas daqui", acrescenta.
Rayssa Quadros também já comercializa o artesanato que aprendeu a confeccionar com a mãe. Orgulhosa da atividade, ela conta que a mãe "começou a fazer esse trabalho para ajudar a criar os dois filhos (ela e um irmão), e acho bonito o que ela faz".
Expansão- A coordenadora de Organização Social da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa) da Sedap, Clarisse Leonel, informa que a programação será promovida em outras Usinas da Paz e nos sete territórios atendidos pelo Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). "Aqui, na Cabanagem, o papel da Sedap foi mapear e organizar um grupo de mulheres. Hoje, contamos com 25 mulheres cadastradas, e acreditamos que vamos expandir porque temos um lema delas, que é ' Maria Chama Outra'. Começamos com duas apenas, no Icuí, e estamos com 40 mulheres. Ao todo, a gente tem um grupo de 75 mulheres já organizadas pela Sedap", esclarece Clarisse Leonel.
Ela destaca, ainda, que o objetivo da Feira atende ao preceito da Organização das Nações Unidas (ONU) de empoderar as mulheres. "Nos tempos de pandemia, essas mulheres acabaram por se reinventar, e aqui nós temos um grupo em situação de vulnerabilidade e de violência doméstica e familiar. Temos mulheres custodiadas do sistema prisional e também uma engenheira civil. Muitas são mães-solo e vêm buscar nesse trabalho a geração de renda", ressalta a coordenadora.
Aprovação– Para os frequentadores, a Feira iniciada nesta sexta-feira (04) é um bom local de compras. Ana de Oliveira Miranda, que comprou dois potes com tampa decorada em biscuit, incentiva o público a comparecer ao espaço. "Além de comprar bons produtos feitos por moradores daqui, ajudamos a divulgar o trabalho deles", diz ela, que aproveita para ressaltar a importância da instalação da Usina da Paz na Cabanagem. "Ajuda muita gente, pois contamos com serviço de saúde. Eu moro aqui há 20 anos, e é a primeira vez que vejo esse tipo de trabalho no bairro", garante a moradora.
A capacitação oferecida na UsiPaz vem beneficiando dezenas de outros moradores do bairro. É o caso de Solange Reis, uma das beneficiadas pelos cursos ofertados pela UsiPaz do Icuí, no município de Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Ela participou do curso de Produção de Reaproveitamento de Resíduos, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). "Hoje, produzo sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha. O que era lixo, hoje me ajuda a ter uma renda extra, e contribuo para o meio ambiente", acrescenta Solange Reis.
Serviço: a I Feira Verde Itinerante funcionará neste sábado (05), das 08 às 18 h, na Usina da Paz Cabanagem, em Belém.
Texto: Rose Barbosa – Ascom/Sedap
Mín. 22° Máx. 38°