As ações do "Março Lilás" no HRT iniciaram com produção do painel, na recepção social, que já se tornou uma tradição das campanhas de saúde desenvolvidas mensalmente na unidade. O lema da vez é “Sozinhas Somos Pétalas, Unidades Somos Rosas”. O objetivo é levar informação e estimular entre a população feminina os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.
Outra atividade que faz parte das ações deste mês é a homenagem às colaboradoras do hospital, em alusão ao 8 de março. Elas foram recebidas na unidade com flores e música. “Receber essa valorização só alegra o coração e o nosso trabalho", declarou a enfermeira Soraya Martins.
Segundo a coordenadora do NEP, enfermeira Bruna Santana, no decorrer do mês estão previstas outras ações semanais alusivas à campanha. “Iremos levar a campanha ainda mais próximo das colaboradoras, ofertando exames de mamografia e colposcopia; as pacientes também serão assistidas com palestras e rodas de conversa, pois é importante que saibam sobre a forma de prevenção e combate à doença”.
"Março Lilás"
O "Março Lilás" é um movimento anual dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero. Desde março de 2020, a pandemia de covid-19 provocou a queda de 28% dos exames e procedimentos realizados no Brasil, em comparação com os dados de 2019.
A campanha tem como foco principal a conscientização das mulheres de 25 a 65 anos sexualmente ativas ou não, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV, nas meninas e meninos com idade média entre 09 a 14 anos.
Texto:Moisés Sodré/Ascom Hospital Regional do Tapajós
Mín. 22° Máx. 32°