As obras da Usina da Paz (UsiPaz) do bairro do Bengui, entraram na reta final. O cronograma já alcança 90% de execução dos trabalhos. Agora, são iniciados os serviços de acabamentos da estrutura física, o que consolida mais uma ação promotora da cultura da paz na Grande Belém, por meio do programa de governo do Estado, Territórios pela Paz (TerPaz), criado no ano de 2019.
Tão logo estiver em funcionamento, o complexo comunitário irá ofertar mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos públicos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
O engenheiro civil, Saulo Lobo, confirma que, apesar de algumas dificuldades relacionadas à magnitude da obra, tudo transcorre de acordo com as previsões traçadas ainda no início das intervenções.
"Estamos na fase final de acabamento da obra, fazendo os últimos retoques da pintura, reparos no passeio, colocando portas, tomadas, fazendo um trabalho de minúcias mesmo", reforça o profissional, que hoje conta com cerca de 50 funcionários trabalhando diariamente nesse momento de conclusão.
O engenheiro assegurou que a população terá uma grata surpresa. "Os moradores podem esperar um espaço acolhedor, com serviços que vão beneficiar muito a população local, futebol, arena, piscina, tudo em um padrão acima da média", disse ele.
Antônio José Silva do Nascimento é ajudante geral de obras na UsiPaz do Benguí e também morador do bairro do Magueirão, ou seja, mora bem próximo do complexo. Ele estava desempregado quando passou a integrar o quadro de funcionários, há oito meses, e não esconde a expectativa em ver tudo pronto, principalmente a expectativa de se beneficiar com os serviços que serão oferecidos a partir da entrega da Usina.
"É um sentimento de que tem coisa boa sendo feita aqui no bairro. Sou daqui, essa área era de risco, hoje é um lugar bom, que vai trazer muita coisa legal inclusive para nós, que hoje trabalhamos aqui, e para nossas famílias", relata.
Usinas da Paz -A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
O Governo do Estado já entregou à população as Usipaz Cabanagem e Icuí-Guajará e o propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado.
Mín. 22° Máx. 38°