A I Caravana de Ciência e Tecnologia do Pará leva conhecimento a crianças e adultos. A ação na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) Dr. Celso Malcher, em Belém, começou na terça-feira (8), e é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Nesta quinta-feira (9), a Caravana de Ciência e Tecnologia recebeu várias visitas de estudantes de Belém. Alunos da Escola Cândido de Vilhena, da Escola Gênios, do Centro Educacional Meu Sonho, da Eetepa Prof. Francisco das Chagas Azevedo e da Fundação Curro Velho tiveram a oportunidade de conhecer de perto práticas e experiências do campo da robótica, impressão 3D e realidade aumentada.
A ideia do evento, explica a Sectet, é percorrer 28 escolas estaduais promovendo conhecimento e descobertas para alunos e as comunidades, em geral. Uma forma de ensinar e aprender, ressalta a coordenação da Sectet. "Sua mente nunca mais será a mesma”, define, com precisão, um dos slogans do projeto.
Como a capacitação dos professores em cada unidade é parte essencial das atividades, a expectativa é de que os experimentos e todo conhecimento ofertado pelo evento inspirem as salas de aula, a partir de então. Segundo a coordenação da I Caravana a intenção é tornar a ciência e a tecnologia partes do processo de educação e do cotidiano dos alunos a partir dessa experiência.
Metodologia -A cada edição, a Caravana contará com experimentos e workshops. Serão 40 experimentos, de lançamento de foguetes à criação de um microscópio caseiro, passando pela exposição de fenômenos da decomposição e a levitação de objetos.
A Feira será realizada paralelamente aos cursos de capacitação, voltados para a comunidade escolar. As aulas abordarão conceitos da atualidade, entre eles, empreendedorismo, vocação profissional e laboratório maker.
Os eventos em cada instituição têm duração de cinco dias. Nesse período, também serão exibidos documentários sobre assuntos relacionados às profissões do século XXI, sistemas agroflorestais e sustentabilidade ambiental. Tudo para proporcionar uma experiência técnico-científica até então inédita em muitas escolas.
SERVIÇO
O evento na Eetepa Dr. Celso Malcher ocorre até sábado (12), de 9h às 17 horas. Os cursos do projeto são voltados a alunos da escola, mas a visitação é dirigida a toda a comunidade. A próxima escola a receber a Caravana será a Eetepa Prof. Anísio Teixeira, entre os dias 28 de março e 1º de abril.
*Texto da Ascom / Sectet
Mín. 22° Máx. 38°