A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (11), reunião estratégica para dirigentes escolares da rede pública estadual com o intuito de apresentar diretrizes, orientações e estabelecer ações pedagógicas planejadas para o ano letivo de 2022. O evento foi realizado no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da instituição, em Belém, com transmissão simultânea via internet.
Durante a programação foram apresentadas as diretrizes educacionais da Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc (Saen), dentre elas: o fluxo, aprendizagem, currículo e a formação. No local, também houve o lançamento dos portais “Diagnóstico da Educação do Pará” e “Seduc Digital”, sendo este último desenvolvido pela Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE).
A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, destacou que este é um Governo que tem o compromisso diário com a educação e que trabalha na perspectiva de melhorar cada vez mais os indicadores. “Na próxima segunda-feira (11), iniciamos 100% das atividades em sala de aula com os alunos. Eles são a razão de todo o nosso trabalho e desde já quero desejar a todos um início de ano letivo maravilhoso. Que possamos vencer as adversidades, vivenciar de fato as nossas escolas e quero pedir a todos que possam dialogar com a comunidade e pontuar todas as ações que embasam o nosso trabalho pedagógico”, afirmou.
MUDANÇAS
Para o coordenador da Educação Especial, Felipe Linhares, a grande novidade deste ano é a implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Especial, que foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-PA). “Essa oferta nas escolas regulares da rede pública estadual, permite que nós atendamos uma particularidade de alguns dos nossos alunos com distorção idade-série e que precisam de uma atenção especial em relação aos conteúdos de aprendizagem. Então a gente oferta não só a modalidade EJA, mas com uma matriz adaptada, uma proposta de tempo de ensino e o acompanhamento especializado desses alunos”, afirmou.
O dirigente enfatizou, ainda, que a segunda conquista foi a implementação de um processo de educação bilíngue. “Nós já estamos desenvolvendo uma ação ao longo dos anos para fortalecer a identidade da comunidade surda nas unidades escolares, com o surgimento da modalidade de educação para surdos no Governo Federal. Portanto, a gente consegue ter uma política mais específica voltada a esse público”, conclui Felipe Linhares.
Segundo a gestora da 14ª USE, Cláudia Mello, “este evento foi fundamental para que nós, gestores e diretores escolares, possamos estar juntos discutindo a educação pública paraense. Estávamos bastante ansiosos pela formação pois ainda havia dúvidas e neste encontro elas foram sanadas. Acredito que o mais importante de tudo é que vamos fortalecer cada vez mais este retorno às aulas, que será complexo, mas recheada de otimismo e tenho certeza que a interação e a união vão fazer a diferença no trabalho que desenvolvemos. O Governo do Estado e a Seduc estão de parabéns por nos proporcionar esta iniciativa”, enfatizou.
Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)
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