Sábado, 23 de Novembro de 2024
29°

Tempestade de areia

Canaã dos Carajás, PA

Geral Pará

Governo do Pará e CBF negociam jogo da seleção brasileira no Novo Mangueirão

Governador Helder Barbalho esteve na sede da CBF detalhando andamento das obras do estádio

15/03/2022 às 19h10
Por: Lammego Rádio Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Pará
Foto: Reprodução/Secom Pará

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
Com objetivo de receber um jogo oficial da seleção brasileira de futebol masculino para celebrar a reabertura do novo Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, popularmente conhecido como Mangueirão, em Belém, o governador Helder Barbalho esteve com a cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira (15). O encontro foi realizado na sede da Confederação, no Rio de Janeiro. 

Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual paraense detalhou o andamento das obras de modernização do novo Estádio. O equipamento, que conta com investimentos de R$ 146 milhões de recursos próprios do Estado, está em ritmo acelerado com mais de 50% das obras já realizadas e com previsão de reabertura para o mês de setembro deste ano.

O governador Helder Barbalho apresentou o projeto e as obras do Novo Mangueirão
O governador Helder Barbalho apresentou o projeto e as obras do Novo Mangueirão - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
Durante a reunião de trabalho, o governador Helder Barbalho contextualizou o sentimento de admiração do povo paraense com a Seleção Brasileira, relembrou que antes do início das obras o Estado oficializou, junto à CBF, o desejo em receber um jogo da Seleção e ressaltou que as obras no estádio já superaram as intervenções de engenharia mais trabalhosas.

“Apresentamos para a Confederação Brasileira de Futebol os investimentos que o Governo do Estado tem realizado para transformar o nosso principal estádio em uma praça desportiva moderna que esteja à altura do futebol paraense, brasileiro e para eventos de natureza internacional. “Temos a certeza que, com a conclusão das obras, o Estado do Pará terá uma arena moderna com segurança e acessibilidade para os torcedores e, acima de tudo, um ambiente adequado para os grandes eventos e jogos. Que seja importante para atividade de futebol profissional, mas o esporte amador possa enxergar no novo Mangueirão um lugar adequado para bem acolher os paraenses”, disse o governador Helder Barbalho. 

O chefe do Poder Executivo Estadual ponderou que a presença da Seleção Brasileira de futebol masculino contempla todo esforço realizado pelos paraenses para modernização do estádio. Helder Barbalho também adiantou que na rodada de reabertura do Mangueirão estará, também, o maior clássico da Amazônia: o RexPa.  

“Desejo que possamos, na reabertura do novo Mangueirão, receber nossa Seleção, mas também festejar com Remo e Paysandu. Trazer o maior clássico da Amazônia vai mostrar a apaixonada torcida paraense por seus times e pelo futebol novo Mangueirão”, ponderou o governador.  

O presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em recuperar e modernizar o Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença. Ednaldo Rodrigues também elogiou a manutenção arquitetônica do estádio no projeto de modernização. 

Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF, presenteou o governador do Pará com uma camisa da Seleção Brasileira
Ednaldo Rodrigues, presidente interino da CBF, presenteou o governador do Pará com uma camisa da Seleção Brasileira - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
“Uma satisfação à CBF receber o governador do Pará e sua comitiva. Recebemos junto com nossos vice-presidentes e presidentes de federações estaduais. Para nós foi uma alegria. Toda vez que chega projeto deste porte, a CBF fica bastante contente porque a melhoria do futebol brasileiro passa principalmente pela melhorias das praças”, analisou. 

“O que nós vimos hoje, de tudo que está sendo feito, é realmente uma arena de porte e etiqueta Fifa. Isso abre portas para os grandes jogos, os grandes eventos, não só de clubes que representam muito bem o futebol brasileiro como também a própria Seleção Brasileira”, adiantou. 

“Só queremos parabenizar a iniciativa do governador Helder Barbalho e toda sua comitiva com secretários e deputado por trazer para o Brasil a melhoria de uma praça esportiva das mais conceituadas e, principalmente, preservando toda a sua área arquitetônica. Isso é importante para preservar história”, completou Ednaldo Rodrigues.

CBF reafirma que vai modernizará Centro de Treinamento anexo ao Mangueirão

Durante a reunião, o presidente interino da CBF reafirmou que é um compromisso da Instituição a modernização do Centro de Treinamento que funciona em anexo ao Mangueirão. “Sendo parte do projeto legado da FIFA, foi o primeiro centro construído e que precisa de melhorias. A própria verba deste legado é que vai contribuir para que o centro seja modernizado”, relatou o presidente da CBF.

O coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista, ressaltou que a modernização do Estádio Mangueirão recoloca o Pará na rota de eventos internacionais e jogos das seleções. Juninho também confirmou que a CBF está auxiliando o Estado com orientações técnicas para a modernização do Mangueirão. 

Juninho Paulista - Coordenador de Seleções da CBF
Juninho Paulista - Coordenador de Seleções da CBF - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
“É excelente essa melhoria. Fico feliz em saber que vamos ter mais uma opção de lugar para receber jogos na região Norte do país. Local importantíssimo para que a seleção esteja. Sempre somos recebidos com muito calor humano e é isso que faz a diferença para os jogadores, eles sentem esse carinho. A torcida entra como um décimo segundo jogador em campo é isso é muito importante. É um Estádio que entrou na rota”, disse.

Novo Mangueirão: Estádio seguro e padrão FIFA

Com mais de 40 anos de existência, há mais de 20, o maior estádio paraense não recebia grandes obras de intervenção para manutenção e modernização da estrutura. Por conta das obras, a última partida no estádio foi no dia 24 de fevereiro de 2021, Remo 2 x 1 Brasiliense-DF, pela final da Copa Verde referente ao ano de 2020. 

Leia mais

Obras no Estádio Olímpico do Pará atingem a marca de 50% de conclusão

Na reunião, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, detalhou que o cronograma da execução das obras seguem dentro do planejamento com obras em andamento, gramas do estádio já plantadas e sistema de drenagem em estágio avançado. 

Iniciadas em fevereiro de 2021, além de garantir segurança aos usuários e trabalhadores do espaço, um dos principais benefícios da intervenção será a ampliação da capacidade para receber o público que vai passar 35 para 51 mil espectadores, já que devido às condições iniciais e o risco de segurança, o espaço não permitia que o número total, que era de 45 mil.

O projeto que está em execução prevê uma completa reestruturação, atendendo a todos os padrões exigidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para proporcionar à população a oportunidade de prestigiar grandes e importantes eventos de nível nacional e internacional, com segurança, conforto e funcionalidade, além de poder receber shows, eventos, congressos e outras atividades, que o tornarão uma verdadeira arena multiuso e palco de grandes eventos.  

Para melhorar o acesso e entrada de torcedores, novas bilheterias e catracas estão sendo criadas em todo o entorno - passando de 48 para 56 catracas, além da revisão de toda a parte de acessibilidade, como a colocação de rampas exclusivas para o acesso ao nível das cadeiras de forma mais segura e confortável. Os elevadores existentes serão trocados por novos e os acessos (que ligam o espaço intermediário até as arquibancadas), também serão ampliados e suas inclinações reduzidas para atender às exigências de segurança e de acessibilidade. O novo Mangueirão contará ainda com 10 rampas de acesso (antes eram duas).

Helder Barbalho e a comitiva paraense na CBF
Helder Barbalho e a comitiva paraense na CBF - (Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará)
Comitiva 

Além do governador do Pará, também estiveram na comitiva os secretários de Estado da Casa Militar, coronel Costa Junior;  de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral; de Comunicação, Vera Oliveira, de Transportes, Adler Silveira, além do deputado estadual e presidente da Comissão de Turismo e Esporte da Assembleia Legislativa do Pará (CTE/Alepa), Gustavo Sefer. 

Por Leonardo Nunes (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 13h02 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempestade de areia

Mín. 22° Máx. 38°

Dom 38°C 24°C
Seg 36°C 22°C
Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes