A comitiva paraense que participa da 12ª edição da GCF é liderada pelo secretário de meio ambiente e sustentabilidade, Mauro O’ de Almeida, que na ocasião representa o governador do Estado, Helder Barbalho. Integram a comitiva também o diretor de planejamento e projetos especiais, Wendell Andrade e a diretora de bioeconomia, Camille Bemerguy. O evento teve início nesta quarta-feir (16) e encerra na próxima sexta-feira (18), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus. No período é realizado ainda debates e uma feira com produtos da bioeconomia amazônica.
A proposta é retomar aos trabalhos e reunir a sociedade em geral e representantes do setor privado, governos, instituições, povos indígenas, populações tradicionais, entre outras para um amplo debate sobre problemáticas e soluções para as mudanças climáticas e o desmatamento em Estados, e províncias de florestas tropicais.
Antes mesmo da abertura oficial do evento, nesta quarta-feira, 16, foi realizada a primeira reunião dos membros da GCF que contou com a aprovação, por unanimidade, do Plano de Ações de Manaus, (MAP, na sigla em inglês), inicialmente discutido, no ano passado, na Conferência das Partes, a COP26, em Glasgow, na Escócia.
O MAP vai traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, abordando as áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.
“Vamos abordar ainda metas para redução da pobreza que garantam o sustento das famílias de forma sustentável e que protejam a cultura de cada país. Nós queremos atrair, cada vez mais, investimentos da iniciativa privada em projetos sustentáveis”, comentou o governador do Amazonas, Wilson Lima, presidente da Força-Tarefa do GCF.
Mais sobre o evento– A reunião anual da Força-Tarefa do GCF este ano é organizada em parceria com o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
Mín. 22° Máx. 29°