A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nos dias 15 a 22 de março, a III Jornada Pedagógica Unificada da 12ª Unidade Regional de Educação (URE), situada em Itaituba, região sudoeste paraense. A programação fez parte da preparação para o início do ano letivo de 2022 e foi destinada aos professores e equipe técnico-pedagógica que atuam na modalidade Ensino Médio.
O primeiro dia de formação continuada ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Itaituba, com uma palestra sobre saúde mental e teve continuidade na Escola Estadual Benedito Correa de Sousa, através de um workshop com o tema “Conhecimento da Proposta Curricular do Novo Ensino Médio e as mudanças da Base Nacional Comum-Curricular (BNCC)”.
Dentro da programação, também houve um workshop realizado em parceria com a Consultoria Qualifica Pará e a Editora Brasil, na qual os técnicos dessas empresas proporcionaram mais informações sobre a nova estrutura de ensino, mudanças na BNCC e a respeito dos formativos itinerários. No total, durante três dias, o evento reuniu nas capacitações cerca de 170 profissionais da educação da cidade.
Já nos dias 21 a 23 de março, o encontro foi realizado na Escola Estadual Governador Eurico Vale, situada em Rurópolis. Mais de 45 profissionais da educação da localidade e do município vizinho, Placas, participaram do evento que contou com a palestra de um consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apresentou as Metodologias Ativas na Educação.
PARCERIAS
O gestor da 12ª URE, Ribamar Almeida, explicou que a formação será em várias etapas e que ainda terão outras no futuro. Ele também frisou a importância dos parceiros para o desenvolvimento educacional. “Através das jornadas pedagógicas unificadas, estamos trabalhando com todos os nossos profissionais da educação lotados na 12ª URE. Agradeço em nome da Seduc, o apoio do Sebrae, da Consultoria Qualifica Pará, do Banpará e da Prefeitura de Itaituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que tem nos ajudado bastante nesse processo”, frisou.
O dirigente ressalta, ainda, que esses encontros formativos têm sido bem recebidos pelo corpo docente. “Nosso objetivo principal foi capacitar todos aqueles que atuam diretamente com os alunos e repassá-los conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, porque apesar de ter começado em 2017, é algo ainda desconhecido para alguns educadores. Portanto, o público adorou, participaram ativamente da programação, buscando conhecimento e compartilhando experiências”, concluiu Ribamar Almeida.
Com a colaboração de Yasmin Seraphico (Ascom/Seduc)
Mín. 22° Máx. 38°