De acordo com dados de 2020, a média diária de uso de redes sociais por usuários de internet do mundo todo foi de 145 minutos por dia. De fato, a quantidade de tempo que gastamos nas redes sociais está crescendo constantemente. As mídias sociais tornaram-se tão conectadas com a vida real que pode ser bem difícil imaginar nossas vidas sem elas e todas as referências culturais, a linguagem e as experiências que compartilhamos através das redes. Mas o que aconteceria se pararmos? Como isso afetaria nossas vidas?
Como muito do nosso trabalho e produtividade acabam por ser interrompidos quando a gente verifica nossas mensagens ou dá uma pausa para rolar nosso feed, provavelmente seríamos muito mais produtivos sem o celular.
Joanne Cantor, professora de comunicação da Universidade de Wisconsin-Madison, afirma: "Quando paramos para verificar as redes sociais, de novo e de novo, torna-se outra forma de multitarefa, o que faz você demorar mais e a fazer as tarefas de uma maneira inferior."
A Associação Americana de Psicologia estima que realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como alternar entre trabalho e redes sociais, aumenta o tempo necessário para concluir uma tarefa em 40%.
Joanne Cantor também diz que as redes sociais são muito propensas a atrapalhar nosso fluxo criativo. Nossa criatividade é estimulada quando fazemos pausas regulares para descansar (e não quando somos bombardeados por informações o tempo todo).
Esses sites são projetados para nos contactar através de notificações. Ao pararmos de usar as redes sociais, nos livramos das notificações irritantes.
É provável que você se sinta ansioso no início. A fonte dessa ansiedade é simples: você pode sentir que alguém está tentando contactá-lo com algo importante e não consegue te achar.
Essa ansiedade, como a maior parte das ansiedades, é infundada. Se alguém precisasse falar com você, poderia fazê-lo através de um amigo, ligando para você no celular, em casa ou no trabalho.
David Greenfield, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Connecticut, diz que a ansiedade é causada por uma retirada de dopamina.
Greenfield observa que "se você está usando as redes sociais viciantemente, o que algumas pessoas de fato fazem, você tem níveis elevados de dopamina, então quando você parar de fazer isso, há alguma abstinência."
De acordo com Greenfield, as mídias sociais nos fazem sentir obrigação de saber o que está acontecendo o tempo todo no mundo exterior. O que aumenta nossos níveis de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse.
Cortisol causa redução da memória, maior chance de depressão, aumenta estresse e outros efeitos negativos no cérebro. Ficar longe do celular, por sua vez, nos fará sentir mais relaxados e calmos a longo prazo.
A luz azul em nossas telas afeta nosso sono. Isso é algo que temos mesmo que levar em conta e aprender mais. Tentando simplificar: a luz dos monitores e celulares imita a luz do dia, fazendo com que a melatonina (neuroquímico que nos faz sentir sono) seja suprimida.
É por isso que quando passamos os momentos finais do nosso dia no celular, colocamos a cabeça no travesseiro e fritamos na cama, nos sentindo acabados, mas bem acordados.
Temos que concordar que o dia tem uma quantidade de tempo finita, certo? Depois da escola ou do trabalho, normalmente temos poucas horas para fazer todas as outras coisas. Se passarmos duas horas deslizando os feeds, são duas horas a menos de qualidade com as pessoas que amamos.
O estudo mais longo e aprofundado sobre felicidade concluiu que nossos relacionamentos significam tudo — muito mais do que dinheiro ou carreiras. Sair das redes sociais (ou pelo menos parar de usá-la irresponsavelmente) nos dá mais tempo para relacionamentos.
Normalmente pegamos no celular e começamos a passar pelas redes sociais quando nos sentimos entediados. Mas foi provado que passar um tempo nas redes sociais nos faz sentir mais entediados.
Pesquisadores do Estado de Kent que estudaram 41 estudantes universitários descobriram que "surpreendentemente, o tédio aumentou ao longo dos 30 minutos de uso das mídias sociais", de acordo com Andrew Lepp, professor associado da Universidade Estadual de Kent.
A ideia é que se não estivéssemos grudados nos smartphones para curar nosso tédio, poderíamos fazer atividades mais cativantes para passar o tempo, como ler.
Provavelmente, se você sair das redes sociais, você vai ficar menos tempo sentado. E, como todo mundo sabe, ficar sentado o dia todo pode ser perigoso para sua saúde.
Basta verificar quanto tempo você gasta nas redes sociais em seus dispositivos (normalmente há um relatório disponível). Você logo perceberá que a maior parte do tempo que você passa deslizando os feeds, dando likes e comentando é gasto sentado.
Você provavelmente aprenderá muito mais sobre você mesmo se sair das redes sociais. Ao não se envolver com o que atrai sua atenção para mundo exterior, é capaz que você descubra o que te motiva.
A ideia de que as coisas precisam ser relevantes aos olhos dos outros começará a perder o sentido quando abandonarmos as redes sociais.
Ou seja, a probabilidade é que quando você sair das mídias sociais suas habilidades de tomada de decisão vão melhorar porque você não sentirá tanta necessidade de considerar o que outras pessoas vão pensar do que você faz.
Muitas das decisões que as pessoas tomam, de acordo com a Pew Research, são baseadas na consciência coletiva. Tom Kersting, um psicoterapeuta licenciado, acredita que seremos mais rápidos e eficientes com nossas decisões quando não tivermos que considerar as opiniões dos outros sobre elas.
Estamos muito menos propensos a gastar nosso tempo envolvidos em argumentos sem valor on-line com outras pessoas se não estivermos nas redes sociais.
Abandonar as redes sociais também pode aumentar nossa inteligência emocional, pois é mais provável que passemos mais tempo com outras pessoas sem ter uma rota de fuga imediata no celular, enterrando nosso rosto na tela quando uma conversa se torna desafiadora ou envolve emoções difíceis.
As redes sociais não são só coisas ruins. Pode ser um bom lugar para começar se forem usadas de forma mais responsável. Elas têm seus pontos positivos, também: podem ser um ótimo lugar para aumentar a conscientização das questões sociais. Elas são um excelente instrumento na busca de mudar as coisas para melhor (até mesmo afetando a política). Busque na internet coisas para sua vida real.
Mín. 22° Máx. 38°