Os cadastros realizados na plataforma federal são classificados conforme o nível de segurança, que é dividido em três modalidades: bronze, prata e ouro.
Acesso ao aplicativo Meu INSS para consultar e resolver pendências sobre a aposentadoria;
Como são divididos os níveis de segurança?
Para cada serviço é requerido um nível de segurança diferente, contudo, cada nível demanda o cadastro de dados distintos.
Nível Bronze
O nível mais básico é o bronze, quando um usuário faz o cadastro na plataforma Gov.br, automaticamente ele é inserido nessa modalidade, que não necessita de dados sensíveis do usuário, porém, permite acesso apenas a alguns serviços.
Com o nível bronze é possível, por exemplo, validar os dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Receita Federal, além de possibilitar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e obter a Carteira de Trabalho Digital.
Nível Prata
O nível prata possibilita o acesso a todos os serviços do Gov.br. O usuário que está com o cadastro no nível prata pode acessar o Sistema Valores a Receber da Receita Federal, ter acesso a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e obter a Carteira Digital de Trânsito.
Para alterar o nível de segurança para prata basta acessar o aplicativo Gov.br (disponível para Android e iOS) onde é possível efetuar o procedimento de validação bancária a partir do login em bancos cadastrados para a autenticação.
Bancos cadastrados para realizar a validação bancária
Oito bancos têm acordo firmado com o governo federal para possibilitar a autenticação para ter o cadastro nível prata na plataforma. É possível fazer a validação bancária através dos aplicativos das seguintes instituições financeiras:
Nível ouro
Para alcançar o nível ouro, os dados solicitados são mais sensíveis, contudo, permite o acesso a serviços que exigem um nível de confiabilidade maior, como a prova de vida do INSS.
Mín. 22° Máx. 38°