Forças Militares de Israel informaram nesta segunda-feira (9) que o controle das comunidades ao redor da Faixa de Gaza foi restabelecido. Quatro divisões de combate foram instaladas no sul do país. De acordo com o porta-voz das forças militares, as tropas batalhavam em sete ou oito pontos nos arredores de Gaza e a operação para estabelecer a segurança na região levou mais tempo do que o esperado.
No último sábado (7), o território israelense sofreu um ataque do grupo armado Hamas, que lançou foguetes, enquanto homens armados invadiam comunidades israelenses por terra, ar e mar.
Apesar de conseguir retomar o controle de alguns territórios, Israel ainda enfrenta conflito em regiões específicas de Gaza.
Quatro prisioneiros israelenses e seus sequestradores teriam sido mortos em ataques das forças de Israel desde domingo, de acordo com o Hamas.
Terroristas do Hamas mataram pelo menos 600 israelenses e feriram mais de 2.000 em um ataque surpresa lançado por por terra, água e mar no sábado (7). Também levaram mais de cem reféns israelenses para a Faixa de Gaza
Yoav Galantm, ministro da defesa de Israel, ordenou o bloqueio total em Gaza: "sem eletricidade, sem alimentos e combustível", declarou, argumentando que a medida faz parte de um movimento contra pessoas violentas.
Mín. 22° Máx. 38°