O fim de tarde desta quarta-feira (30/03) foi de alegria para 41 famílias que foram à Secretaria de Habitação para receber o esperado Cartão Reforma. O benefício foi regulamentado pelo decreto nº 1.242, dentro do programa habitacional Moradia Digna que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal. Contando com as famílias contempladas hoje já são 363 no total. O Secretário de Habitação, Oribes Primo informou que a meta é que até o fim do ano serão entregues mais 1.350 cartões para as famílias cadastradas, o que representa uma média de 150 todo mês.
- Nós aqui hoje temos mais de 10 mil cadastros que vinham sendo feitos desde de 2012. Mas quem fez nessa época precisa vir atualizar. Os cadastros atualizados nesse instante passam de quatro mil. As pessoas estão vindo fazer essa atualização porque começaram a acreditar no trabalho que estamos fazendo. Nosso papel é atender bem as pessoas que nos procuram. Essa é uma orientação da prefeita Josemira. E é o que estamos fazendo aqui. – Disse Oribes.
Para se cadastrar ou atualizar o cadastrado já existente os interessados devem procurar a Secretaria de Habitação (SEMHAB), que tem sua sede na Avenida Agenor Gonçalves, atrás do Hospital 5 de Outubro. É importante frisar que um dos critérios para receber o benefício é que o cadastro já tenha sido feito em, pelo menos, dois anos atrás. Outros critérios são: renda familiar mensal bruta de, no máximo, três salários mínimos; possuir apenas um imóvel no nome do chefe da família e não ter sido beneficiado em outro programa de habitação.
Os recursos aplicados pelo programa movimentam o, já agitado, ramo da construção civil em Canaã dos Carajás. Até agora 16 empresas estão cadastradas para atender o programa, mas, segundo Oribes as portas estão abertas para novos cadastros.
- Entre construtoras e lojas de material, temos 16 cadastros ativos. Mas qualquer empresa de Canaã que se interessar é só nos procurar na Secretaria que providenciaremos para que ela seja cadastrada. Os beneficiários do Cartão Reforma têm todo um leque de opções pra que ele possa escolher o que mais lhe agradar. Além dos documentos normais que as empresas devem ter pra fazer uma venda pública a única exigência é que ela seja de Canaã pra que esse recurso circule aqui e beneficie outros trabalhadores.
Mín. 22° Máx. 38°