Segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (01) pela inteligência do Reino Unido, que tem acompanhado as movimentações da guerra na Ucrânia, a Rússia está redistribuindo de 1200 a 2 mil elementos de suas forças da Geórgia para reforçar as tropas em solo ucraniano.
Além disso, o documento analisa que é “altamente improvável” que a Rússia planejasse esse tipo de movimentação, o que é um indicativo de perdas inesperadas durante a guerra.
Segundo informações obtidas pela Casa Branca, Vladimir Putin, presidente russo, está “mal informado” sobre o andamento da guerra na Ucrânia. Um dos motivos para isso seria que seus principais assessores têm medo de dizer a verdade a ele.
Em compensação, as tropas de Volodymyr Zelensky retomaram as aldeias de Sloboda e Lukashivka, além de fazer contra-ataques bem-sucedidos, mas limitados, ao leste e nordeste de Kiev.
Apesar das alegações das autoridades russas, Kiev e os arredores continuam sendo alvo de ataques aéreos e bombardeios. Zelensky já havia desconfiado quando as forças invasoras afirmaram que haveria uma desescalada das operações russas em torno de Kiev.
Mín. 23° Máx. 39°