Trinta minutos cravados. Foi o tempo de que precisou o atleta Noel dos Reis para percorrer os 10 km, basicamente ao longo da Avenida Weine Cavalcante, do percurso da primeira corrida do Trabalhador de Canaã dos Carajás.
Terminar uma prova de 10 km abaixo dos 50 minutos significa está em um grupo seleto. Em média, apenas um em cada quatro atletas cruza a linha de chegada abaixo dessa marca. A distância pode parecer curta para quem está habituado a meias-maratonas e maratonas. É, porém, um engano acreditar que os 10 km dispensem preparação específica. Noel é da cidade de Araguatins, no Estado do Tocantins, e se prepara diariamente para disputar competições no Brasil inteiro.
Além de boa preparação, a corrida também exige uma boa estratégia dentro da competição. Nem sempre correr em um mesmo ritmo é possível. Nesse caso, a saída é fazer um ritmo progressivo e procurar recuperar o tempo perdido com um ou dois sprints. Deu certo para Noel dos Reis, o segundo cruzou a linha de chegada mais de três minutos depois. Aliton Carlos, representante da cidade de Perimirim, no Maranhão, fez os 10 km em 33min17s, três segundo a mais do que o segundo colocado, o Canaanense Kenedy Moraes que marcou 33min21s.
Na disputa feminina só deu representantes de Parauapebas nas três primeiras colocações. Josiethe da Silva, percorreu os 10 km em 43min50s, Itamara Prado ficou em segundo marcando 45min56s e Marcela de Lima, cruzou a linha de chegada aos 47min46s.
Mín. 22° Máx. 38°