Nesta segunda-feira, (23) a prefeita participou de reunião na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) para dialogar sobre as incubadoras de negócios e start-ups do município. Estiveram presentes o secretário da pasta, José Galizia Tundisi, o coordenador do projeto Smart City na UFPA, Carlos Renato Francês, e o coordenador do Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial Recriando Ambientes (CPA IARA), da Universidade de São Paulo (USP), André Carvalho.
Acompanharam a prefeita o secretário municipal de Governo, Roberto Andrade, o coordenador de Ciência e Tecnologia, Jorge Tomasi, e o assessor de Comunicação, Jefferson Almeida.
São Carlos hoje é referência em desenvolvimento de tecnologias e se destaca por ser um município com um número de doutores bem acima da média nacional (Um doutor para cada 100 habitantes), além de contar com cerca de 300 startups.
Durante a reunião, ficou definido que os dois municípios devem assinar um convênio de cooperação técnica e troca de informações. O secretário de Ciência e Tecnologia de São Carlos apontou que “o melhor caminho para o município se tornar uma cidade tecnológica é através de parcerias entre poder público e as instituições de ensino superior”.
Já a prefeita Josemira Gadelha destacou as ações que já vem sendo tomadas para tornar a universidade cada mais presente no município. “Com isso, Canaã está caminhando para ser referência na área de educação e tecnologia na região”, disse.
Durante o dia, a prefeita visitou ainda a USP São Carlos, para conhecer de perto o projeto IARA, e algumas empresas da região da área de tecnologia, que trocam conhecimento com a universidade e a sociedade, como o Grupo Splice, que aplica tecnologia na mobilidade urbana, a gigante de tecnologia sueca Ericsson, além da multinacional do setor automotivo Stellantis, responsável pela Fiat, Chrysler, Jeep, Peugeot e Citroën.
Mín. 22° Máx. 38°