O Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável (FMDS) continua contribuindo para o fomento do empreendedorismo, da geração de renda e do crescimento de negócios locais. Pela primeira vez, a verba disponibilizada pelo município está sendo utilizada para o auxílio à construção de um espaço próprio para uma microempreendedora local.
A beneficiada pelo programa nessa modalidade é a vendedora Evita Machado, que começou a sua jornada trabalhando de porta em porta em Canaã. Evita conheceu a Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e recebeu todo o apoio dos agentes para se informar acerca dos projetos ofertados aos empreendedores do município. A partir disso, Evita solicitou o apoio do FMDS para a construção de um espaço próprio, que sempre foi o seu sonho. “É um sonho realizado sair da rua, sair do sol quente, e hoje poder estar construindo o meu espaço”, ressalta a empreendedora.
A vendedora já tinha uma quantia reservada para a construção do empreendimento e buscou a SEMDEC para custear uma parte da prestação de serviços – como construção de paredes, reboco, instalação de cerâmica e instalação elétrica e hidráulica. Essa foi a primeira solicitação do FMDS para essa finalidade, até então, o fundo atuava, majoritariamente, na aquisição de equipamentos para empreendedores. A modalidade de prestação de serviços sempre esteve disponível para solicitação, mas ainda não tinha sido pedida por nenhum requerente.
“Queremos mostrar para a população que o fundo também financia a prestação de serviços para os seus empreendimentos“, ressalta Fernanda Ferreira, Secretária de Desenvolvimento Econômico.
Com a solicitação para prestação de serviços, o município abre portas para o giro de renda entre os MEIs, já que as atividades prestadas na construção do espaço próprio da Evita estão sendo realizadas, também, por um microempreendedor da região. Dessa forma, a verba do programa continua circulando dentro do município, proporcionando mais desenvolvimento econômico e social aos moradores.
Criado em 2016, o FMDS é um programa municipal que visa disponibilizar linhas de crédito de baixo custo para empreendedores e microempreendedores. Para acessar ao empréstimo, os interessados devem residir em Canaã há, no mínimo, um ano, além de apresentar documentações da propriedade e garantias. As linhas de crédito tem valor máximo de R$ 12,4 mil e R$ 24,8 mil. Os contrato têm duração de 36 meses, com carência de seis meses.
Mín. 22° Máx. 38°