Hoje 22 de abril do ano do nosso Senhor 2023, venho falar sobre a mineração de pequena escala, e quando falo pequena falo do conceito Mundial de Esmol Mining, neste caso não necessariamente que o minerador seja pequeno, mas que a jazida em questão não comporta um grande projeto de mineração, e este conceito Mundial é trabalhado em todos os países do mundo com legalidade e Amparo jurídico legal. Agora, aqui na região de Carajás temos uma luz no final desse longo túnel de 500 anos, com a criação do Instituto de Pesquisa e Mineração Sustentável de Carajás para implementar a legalização dos mineradores de pequena escala, que vem sendo generalizadamente chamado de garimpeiro, e atribuindo a este uma ilegalidade.
O Instituto vem ser a ferramenta necessária para os municípios poderem ter acesso as suas jazidas minerais que na sua grande maioria estão sob domínio de grandes mineradoras, a Vale é a maior detentora de direito mineral de todo o estado do Pará e da grande maioria das jazidas no território brasileiro.
O Instituto viabilizará pesquisas dos jazimentos minerais e fará o trabalho de interlocução entre o poder público municipal, estadual e Federal, bem como com as grandes mineradoras que detém o controle do subsolo sem fazer a devida exploração, engessando assim uma cadeia produtiva mineral que poderia estar hoje rendendo não só royaltys aos municípios, mas também propiciando a circulação de moeda na base onde a atividade se desenvolve. Quando se fala garimpo ilegal há que se entender a origem da ilegalidade onde na maioria das vezes são questões ambientais, pois as atividades garimpeiras são legalizadas e previstas na constituição, devidamente adequadas aos padrões ambientais esta atividade poderá gerar renda, pois esta atividade é extremamente rentável. O Instituto de Pesquisa e Mineração Sustentável com certeza será uma ferramenta para que prefeitos possam de maneira legal atender a categoria tão injustiçada, os garimpeiros.
Conversando com o presidente da entidade, Clésio (goiano), ele explicou que além de poder realizar todo trabalho de pesquisa e mapeamento geológico, também tem a função do resgate da dignidade das famílias garimpeiras e que a Vale, quando se instalou aqui em Canaã dos Carajás já tinha um garimpo e ficou estabelecido que teria uma reserva garimpeira. Compromisso esse nunca honrado pela grande mineradora. O Instituto agora encampa no conjunto de suas finalidades a busca pela legalização da atividade para poder gerar renda e também fazer o trabalho de recomposição de áreas de preservação permanente que foram degradadas pela atividade mineral de pequena escala e também pela atividade agropecuária da região.
Mín. 22° Máx. 38°