Domingo, 05 de Maio de 2024
23°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Região Malária

Pará é o 4º estado do Norte em casos de malária, diz secretário de saúde

Campanha nacional de combate à malária foi lançada pela primeira vez em um estado do Norte com o objetivo de erradicar a doença

26/04/2023 às 07h41
Por: Joselio de Sousa Reis Fonte: O Liberal
Compartilhe:
Campanha nacional é lançada pela primeira vez em um estado no Norte. (Thiago Gomes / O Liberal)
Campanha nacional é lançada pela primeira vez em um estado no Norte. (Thiago Gomes / O Liberal)

O Pará é o 4º estado do Norte com mais casos de malária, conforme afirmou o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho, durante o lançamento da campanha nacional de combate à doença, ocorrido ao longo da manhã no Instituto Evandro Chagas, em Ananindeua. É a primeira vez que a campanha é lançada em um estado do Norte, região que concentra mais de 90% dos casos de malária no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

O evento reuniu especialistas, entre médicos e pesquisadores, bem como representantes de diferentes esferas da saúde, para apresentar dados referentes à malária na região amazônica e quais ações estão sendo pensadas a nível nacional e local para combater a doença. Além do secretário de saúde do Pará, estiveram presentes os representantes do Ministério da Saúde Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Alda da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis e Yago Ranniere, representante da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Durante a apresentação dos dados, foi constatado que, em 2021, em virtude da pandemia de covid-19, houve um aumento sensível do número de casos de malária no país, que saiu da marca de 143.403 para 193.108, registrando também aumento de mortes - de 51 para 98. O que chama atenção no país, segundo Alda da Cruz, é a concentração de casos na Amazônia:

“Cerca de 30% do território da Amazônia concentra 80% de todos os casos de malária do país e nós vimos esse número crescer 11,4% entre 2021 e 2022 apenas no campo. Por isso, este ano, a campanha de combate à malária se fortalece para tentar não apenas reduzir, mas erradicar a doença”, afirma a diretora.

Alda explica que a campanha do Ministério da Saúde irá se apoiar em três pilares principais: diagnóstico precoce e tratamento de todos os casos identificados; evitar o restabelecimento da doença em áreas sem registros nos últimos três anos e investimento em controle e educação em saúde.

“Nossa meta é ter menos de 14 mil casos da doença e zerar o número de mortes até 2030. Nós já temos mais de 300 mil testes rápidos de malária prontos para serem distribuídos ao longo deste ano”.

Terras indígenas e garimpo ilegal são áreas de preocupação

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, afirmou que 96% de todos os casos de malária do Estado se concentram em apenas 10 municípios, sendo o principal deles Jacareacanga, no sudeste paraense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Seg 31°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes