O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), retomou a obra de construção da Escola Técnica de Xinguara, com limite de tempo para sua conclusão. Nesta fase há o acompanhamento assíduo da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e até da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP). Após ouvir apelos do Prefeito Dr Moacir Pires, o governador Helder Barbalho determinou que fosse montada uma força-tarefa com a finalidade de concluir as obras da escola tecnológica.
Essa fase se trata de um mutirão com mais de 60 trabalhadores, entre pintores, pedreiros, auxiliar de pedreiros, eletricistas, de municípios como Piçarra, Canaã dos Carajás, Tucumã e Xinguara. A determinação do governo é concluir e inaugura-la nos próximos dias.
Em caráter reservado, uma fonte ligada ao governo, disse que, a lentidão dos trabalhos tem sido o principal motivo da escola não ter sido entregue à população nos prazos previstos pelo governo estadual. “Por várias vezes criou-se expectativa de inauguração, mas a empresa construtora [C O S Construtora] não concluiu os trabalhos, no tempo previsto. Dessa vez acreditamos que tudo vai dá certo”.
Falando ao Jornal Manancial, Dr. Moacir mostrou seu contentamento com a decisão do governador. “Nesse momento estamos felizes porque Dr. Helder está dando uma resposta satisfatória ao povo de Xinguara. Estamos certos que essa retomada será para a conclusão e entrega dessa obra tão significante”, salientou o prefeito.
De fato, o prefeito de Xinguara, não tem medido esforços para buscar empenho do governo nessa construção, porque sabe da importância na formação dos jovens e no preparo da mão-de-obra da juventude.
Moacir e Helder Barbalho caminham lado a lado pelo fortalecimento das políticas públicas locais. E nesse sentido, o governador garantiu que a escola será inaugurada e entregue nos próximos dias.
A retomada dos trabalhos tem na gerência o ex-prefeito de Piçarra, Wagne Machado, presidente da FAMEP. Segundo ele, o governo tem pressa e quer inaugurar e entregar para a população o mais rápido possível. “Até porque se trata de uma obra que vai impactar a economia e o agronegócio, não só de Xinguara, mas de toda essa região”, explicou.
Transformação social
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), também está presente, na figura do secretário-adjunto de Logística Escolar Alexandre Buchacra.
Após sua conclusão, ele [Alexandre] considera que a escola será um centro de produção de conhecimento de jovens de toda essa região. “Não tenho dúvidas que além de ser um centro local que produzirá conhecimento, propiciará que através dos conhecimentos emanados, esta juventude tenha a perspectiva de ser um instrumento de transformação social de forma a melhorar a sociedade na qual eles estão inseridos”, afirmou.
Presente no local da construção, o ex-prefeito de Canaã, Jeová Andrade, não tem dúvida da importância da escola para Xinguara e municípios da região. “Sem dúvida é um desejo do governador Helder, do prefeito Moacir, que seja concluída e entregue à população. Afinal serão mais dois mil alunos que vão aquecer a economia do município e ampliar a mão-de-obra local e regional”, disse ele.
Mín. 22° Máx. 38°