Domingo, 05 de Maio de 2024
23°

Tempo nublado

Canaã dos Carajás, PA

Região Sem barulho

Campanha reforça lei que proíbe soltar fogos com estampido

O deputado estadual Miro Sanova lançou a campanha de conscientização sobre a aplicação do Código Estadual de Proteção Animal

15/07/2022 às 10h27
Por: Joselio de Sousa Reis Fonte: Diario do Pará
Compartilhe:
Foto: Thiago Sarame - DOL
Foto: Thiago Sarame - DOL

Tem dois meses que o governador Helder Barbalho (MDB) sancionou a lei estadual n° 9.593, que instituiu o Código de Proteção aos Animais do Estado do Pará no qual se estabelece, entre outros aspectos relacionados a preservação da vida dos animais, a proibição da soltura de fogos de artifícios com estampidos e tração animal em zonas urbanas.

O projeto é de autoria do deputado estadual Miro Sanova (PDT) e levou um intervalo de aproximadamente seis meses entre a sua apresentação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), votação e sanção.

Nesta quinta-feira (14), o parlamentar esteve na sede do Grupo RBA, em Belém, onde abriu a campanha de divulgação do Código de Proteção aos Animais. O objetivo da ação é fazer com que a sociedade paraense tome conhecimento do que diz a legislação para poder cumprir em sua totalidade.

O vice-presidente do Grupo RBA, Camilo Centeno, foi quem recebeu o deputado e o material gráfico da campanha. "Ajudar na divulgação desta campanha, desta nova lei, é uma prestação de serviços que empresa estará realizando. É importante ressaltar que essa legislação, de não permitir a soltura de fogos de artifício com estampido, beneficia não somente os animais domésticos e silvestres, como também pessoas idosas e autistas que acabam tendo sensibilidade aos ruídos, ao barulho, que estes fogos provocam", observou o executivo.

Após pouco mais de um mês em vigor ainda é possível verificar que, em relação aos fogos e a tração animal, a lei não tem sido respeitada. A base disso pode estar o desconhecimento por boa parte da população do Estado sobre a existência do código.

"A lei não proíbe fogos de vista, mas regula o uso de materiais que podem ser usados. Aqueles fogos que fazem o barulho é que estão proibidos. Fizemos esta lei pensando nos animais, nos idosos, nos autistas, em todas as pessoas que sofrem e padecem com o barulho dos fogos", disse Miro.

A campanha de divulgação é resultado do grande número de denúncias que o parlamentar tem recebido sobre estes dois problemas, que geram estresse e até a morte de animais.

Além da divulgação nas redes sociais, o deputado já está visitando instituições públicas das áreas de segurança e justiça e clubes de futebol para solicitar o apoio de todos para fazer valer o código. A ideia é envolver o máximo de instituições públicas e ligadas a causa animal para que se jurem nesta caminhada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA Atualizado às 03h02 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Seg 31°C 22°C
Ter 31°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 30°C 22°C
Sex 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes